Curso de Libras em Salvador

curso-de-libras-em-salvador

Curso de Libras em Salvador. Atualmente o acesso a cursos especializados na língua de sinais não é tão fácil, poucos são o lugares e nem sempre o ensino apresenta qualidade que seja de agrado daqueles que estão buscando o aprendizado. Sempre lembrando que existem sim ótimos lugares para se aprender, mas nem sempre a acessibilidade a eles é algo prático, podendo vir a ser até uma dor de cabeça para quem deseja aprender a língua. Além disso, o custo e o tempo de deslocamento acabam desmotivando muitas pessoas a aprender Libras.

Atualmente no Brasil existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos. Se você está buscando um Curso de Libras em Salvador, você certamente sabe o quanto isso é um bom diferencial profissional.

Lista de Curso de Libras em Salvador

Infelizmente, não Há Curso de Libras em Salvador, listados no nosso site, Mas você pode conferir o curso online da academia de Libras.

O que é Libras?

A Libras língua brasileira de sinais foi reconhecida por lei em 2002 como meio de expressão das Comunidades surdas do Brasil, a partir de então libras tornou-se disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores em pedagogia, fonoaudiologia e licenciaturas. É considerada Língua natural dos surdos, as crianças surdas aprendem português como segunda língua.

História dos Surdos no Brasil

A história da educação dos surdos brasileiros começa na época do império, Dom Pedro Segundo tinha um neto surdo, filho da Princesa Isabel com o conde de Itambé que era parcialmente surdo. O Imperador trouxe da França o professor surdo Eduardo e fundou em 1857 no Rio de Janeiro o Instituto de surdos-mudos, o atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Os alunos estudavam através de sinais e da escrita em português, a comunicação entre surdos passou por uma revolução no século 20, com os estudos do linguista norte-americano William stokoe, ele percebeu que os sinais formavam estruturas linguísticas, a partir daí as línguas de sinais começaram a ser sistematizada com base nos sinais usados pelas comunidades surdas de cada país.

Libras e o Português

Por conta do trabalho feito pelo professor, a Libras teve grande influência da língua de sinais francesa. Na libras os sinais obedecem a uma gramática própria com níveis linguísticos correspondentes aos das línguas orais-auditivas, em português os fonemas, unidades mínimas que os sons são representados graficamente pelas letras, na língua brasileira de sinais os fonemas equivalem aos quiremas, dados pela configuração das mãos.

Os sinais só apresentam um sentido quando a configuração das mãos é aliada a movimentos direção pontos de articulação e expressões faciais. A combinação desses elementos formam um gigantesco número  de sinais, assim como a combinação de sons forma uma quantidade gigantesca de palavras.

Nas línguas faladas o ponto de articulação é o lugar onde o sinal é feito, pode ser um espaço neutro na frente do corpo ou pontos do corpo tocados por uma ou pelas duas mãos.

As frases em geral começam com substantivos, em Libras se diz “cinema eu vou” e não “eu vou ao cinema” como em português, para nomes próprios ou de ruas os surdos usam a soletração manual onde cada configuração das mãos equivale a uma letra do alfabeto em português.

Por isso é importante checar a qualidade do local para se aprender Curso de Libras em Salvador.

Gostou do nosso artigo sobre Curso de Libras em Salvador? Compartilhe!

Imagem-  cariricomoeuvejo.com