O que é Libras – Como Surgiu, Qual sua Importância e Que Língua é essa?

Você sabe o que é libras? A Língua Brasileira de Sinais, ao contrário do que muitos pensam, não são mímicas e gestos. É uma linguagem única do surdo. Como o nome já diz, é uma língua exclusivamente brasileira, não sendo universais. Cada país possui a sua própria língua.

 

o-que-é-libras

 

O que é Libras? – Como Surgiu e Parâmetros

A Libras surgiu do Instituto de Surdos-Mudos, atualmente chamado de INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Como qualquer outra língua, na LIBRAS também há variação conforme a região. Os sinais são formados de acordo com a combinação da forma alguns pontos de articulação  e expressões faciais. São divididas em alguns parâmetros:

  • Configuração das mãos;
  • Ponto de articulação;
  • Movimento;
  • Expressões faciais e corporais;
  • Orientação e direção.

Que língua é essa e qual sua importância?

Há uma grande importância em aprender LIBRAS para uma boa comunicação entre surdo e ouvinte e surdo-surdo. Uma forma de reconhecer e dar devido atenção à cultura surda e o mais importante: haver a inclusão social. Não apenas para acrescentar mais um aprendizado em nosso currículo, mas também aprender essa língua em sua totalidade.

Hoje em dia no mercado de trabalho, é um grande diferencial saber e conhecer profundamente essa língua, já que muito difícil de se encontrar um intérprete qualificado em LIBRAS. Importante dentro da escola, faculdade, hospitais. No caso de escolas para surdos, há o aprendizado desde o básico como números, alfabeto, cores, família, até o surdo aprender a se comunicar de uma forma mais avançada.

A dificuldade em aprender Libras

Para as pessoas que já aprenderam mais de uma língua, fica até mais fácil lidar com a LIBRAS. Essa língua, tem certas semelhanças com a língua portuguesa, porém, há muitas coisas que também diferem. Por isso, devem ser pensados de maneiras diferentes e não apenas uma simples tradução da língua portuguesa para a língua de sinais.

Aprender libras como qualquer outro idioma, exige muito treino, paciência e dedicação. Com a internet, hoje em dia tudo fica muito mais fácil. Conseguimos aprender coisas que antigamente demorávamos anos.