Intérprete de Libras em Sala de Aula – Quanto Ganha? Salário

A cada dia que passa muitas pessoas se perguntam Intérprete de Libras em Sala de Aula ganham e se vale a pena atuar como um profissional dessa área. Aprender Libras pode não só ser de grande ajuda para a sociedade como também pode vir a se tornar um emprego, tornando-se uma ótima fonte de renda e lucro para aqueles que almejam trabalhar fazendo algo de bom em pró da sociedade.

Com certeza este é um mercado muito aquecido e que vem ganhando um grande foco nos últimos anos, diversos intérpretes são contratados para diferentes eventos e até mesmo para trabalhar dentro de escolas ou auxiliando o surdo em meio a sociedade.

interprete-de-libras

O que faz um Intérprete de Libras?

Um intérprete de Libras é aquele profissional que se especializa na linguagem de sinais Brasileira, tornando-se assim o tradutor e ajudante do surdo no dia-a-dia.

O intérprete deve ter conhecimento dos movimentos, dos modelos, da linguagem e da ajuda e interpretação ao surdo, o profissional deve ter formação em um meio específico a Libras.

O intérprete deve:

  • Manter-se imparcial e somente traduzir e não expor suas opiniões pessoais;
  • Manter distância, de modo que não haja interferência na vida do surdo;
  • Manter Confiança e sigilo;
  • Manter limites durante a atuação;
  • Manter-se Fiel.

Área de atuação

O intérprete trabalha em meio a situações formais, como: Escolas, reuniões, igrejas, fóruns, palestras, programas de televisão e etc.

Salário

O salário inicial de um intérprete é de R$ 3 mil, e com passar dos anos pode aumentar. Levando em conta que 5,1% dos Brasileiros  (9,7 milhões de pessoas) possuem problemas auditivos, podemos concluir que, é um ramo bem grande e com uma forte ascensão, sendo de grande ajuda social.

O que é Libras?

Sendo um idioma natural e complexo como qualquer outro a Libras é linguagem de sinais, usada como principal meio de comunicação dos surdos.

Não sendo uma linguagem universal, a Libras é usada somente no Brasil, isso significa que existirá uma língua de sinais específica para cada parte do mundo. Tendo a ASL Idioma de Sinais Amerciano ou BSL Linguagem de Sinais Britânica.

Importância da Libras

Socialmente o aprendizado de Libras pode ser de grande ajuda, contribuindo pra diversas pessoas e sendo um trabalho muito nobre para aqueles que ajudam crianças diariamente nas escolas ou que acompanham uma pessoa para ajuda-la no seu dia-a-dia.

Possuir mais de um idioma é sempre de grande importância, além de ser de grade ajuda em meio a nossa sociedade, estudos aponta, que saber mais de um idioma pode não só ajudar na nossa inteligência como também a memória, ainda mais Libras que se trata de um língua tão visual.

O ponto é que saber Libras não só faz um bem às outras pessoas como a nós mesmos, com certeza é um mercado que cresce muito em nossa sociedade e ganha cada vez mais prestígio com o passar dos anos, sendo assim uma profissão muito bonita e de grande importância social.

Imagem- surdosol.com.br